Reedificando Muros

" E lhes declarei como a boa mão do meu Deus estivera comigo e também as palavras que o rei me falara. Então disseram: Disponhamo-nos e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra." Ne 2:18




Neemias era copeiro de Atarxerxes e vivia longe de sua terra natal, teve notícias que os muros de Jerusalém estavam destruídos e queimados. Assentou e chorou, depois orou e jejuou; confessou seus pecados, pediu autorização do rei para ajudar seu povo, planejou como faria a reconstrução, tinha inimigos poderosos, espiou os estragos do muro sem avisar ninguém, foi zombado, continuou orando, foi mais esperto que o inimigo, reparou todas as brechas do muro, soube fugir das armadilhas feitas para ele, terminou a reconstrução, estabeleceu guardas, relembrou os frutos do passado, dedicou a reconstrução a Deus, tirou o mundo de dentro de Jerusalém, expulsou os inimigos e estabeleceu valores novamente dentro de Jerusalém.....UFA!
Este homem foi Neemias, e acima eu fiz um resumo de todos os seus atos encontrados em seu livro na bíblia, e estudando um pouco mais eu descobri três passos importantes que Neemias tomou para reconstruir os muros de Jerusalém e que nós também poderemos ter para reconstruir os muros das nossas vidas.

- DISPOSIÇÃO PARA A OBRA -

 Reconstruir é muito mais difícil e trabalhoso do que edificar do início, concordam?
O muro tinha mais de 1.600 m de extensão e aproximadamente 8 metros de altura e foi construído em 52 dias.
Neemias era homem que vivia dentro do palácio para servir ao Rei e a Rainha, não estava acostumado a pegar em cimento e tijolos.
Seu amor por Jerusalém era tão grande que ele se dispôs a esta obra e ai eu parei para pensar: SERÁ QUE NÃO EXISTIAM EDIFICADORES EM JERUSALEM? 

* Muitas vezes nossos muros estão ruindo e nos acostumamos com as rachaduras, com a pintura velha e não fazemos nada para mudar  a situação, nos acomodamos ao fracasso, ao fim do relacionamento, ao filho que entrou para as drogas, a escassez financeira que não lutamos.
HOJE DEUS NOS LEVANTA PARA RECONSTRUIRMOS NOSSOS MUROS!

o primeiro passo é nos dispormos a reconstruir.
Deus tem uma obra para acabar, mas VOCÊ é o reconstrutor.

- ESTUDAR A REAL SITUAÇÃO DOS MUROS -

Ele foi a noite secretamente e observou as fraquezas dos muros e viu que estavam cheios de brechas, queimados e quebrados.
Os muros naquela época era o que existia de maior proteção para uma cidade, quem assistiu o filme troia pode ver um exemplo prático de como um muro era capaz de proteger todo um povo (os gregos só entraram em Troia através de um "suposto presente" o tão famoso cavalo de troia, caso contrário, eles não venceriam os troianos.)

* Devemos olhar para a nossa situação secretamente e mensurar o verdadeiro estrago.
ex: minha vida financeira virou um caos, porque gasto mais do que ganho, e eu só vivo no vermelho no banco, e ainda assim continuo comprando.
ex: meu casamento está ruindo porque já não tenho mais vontade de me relacionar intimamente com meu marido, ele me procura, mas sempre dou uma desculpa e já não cuido dele como cuidava quando nos casamos.
Diante desse detalhamento qual a melhor solução para o problema? No caso das contas eu devo gastar menos e no caso do casamento preciso me dedicar um pouco  ao meu marido.

Neemias estudou a situação e não se prendeu nos erros de outros, mas na real situação. Todo o problema tem dois lados e com certeza você tem sua parcela de culpa, então hoje faça esse estudo da sua situação.

NÃO BASTA ENXERGAR O ERRO, SENTAR E CHORAR - Neemias foi além, ele também orou e jejuou, e ainda confessou seus pecados.

- VIGIOU E AGIU -

Os inimigos de Neemias tentaram impedir que ele conseguisse concluir a reconstrução dos muros, mas além de trabalhar ele se mantinha armado para reagir caso o inimigo atacasse.
Ele reparava as brechas e mantinha posição de combate!

As brechas dos muros, são o que tornam os muros vulneráveis!
Brechas podem fazer ruir grandes edificações!

* Jamais fale em divórcio em uma briga, não chame seu filho de burro, jamais deixe uma tristeza virar mágoa.

Invista tempo em seu relacionamento, faça jantares especiais;
Deixe seu filho pintar seu rosto com tinta (água tira qualquer tinta);
Procure seu irmão que há anos você não conversa e não vê.

Neemias não contava seus planos, ele não se enganava pela visão e principalmente confiava no Senhor!
Neemias não ficava dizendo a todos os que estava ruim, mas em secreto ele observava e agia para consertar.
E o passo final de Neemias foi tirar o mundo de dentro dos muros. Tire o mundo de dentro do seu coração e da sua vida.

O seus muros podem estar queimados, quebrados e caídos, mas se você se dispor, se você estudar os estragos, vigiar e agir eu te garanto que seus muros serão mais fortes do que já foram algum dia e jamais voltarão a ruir!

Hoje a postagem foi um pouco extensa, mas o assunto era muito vasto e não tinha como resumir mais.
Compartilhe conosco suas experiências de muros caídos e suas experiências de reconstrução!

Até a próxima postagem

Comentários

  1. As vezes lemos estudos tão bom como esse, e ficamos tão inpaquitados, que deixamos de comentar. Por isso estou aqui para parabenizar a irmã pelo excelente estudo. Continue, Deus abençoe a sua vida grandemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ler e comentar.
      Fique a vontade para nos visitar e que você continue tendo ouvidos sensíveis ao que Deus quer falar ao seu coração.
      Deus te abençõe!

      Excluir
  2. Amei essa linha de raciocínio!! Q o Senhor continue à lhe abençoá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ronaldo, que Deus lhe abençõe também.
      Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  3. Irmã Adriana Deus abençoe a sua vida Que estudo forte fiquei impaquitado com essa mensagem você tem a mente de Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita no meu blog e fico feliz que tenha gostado.
    Deus te abençõe.

    ResponderExcluir
  5. Deus abençoe minha irmã muitos forte esse estudo

    ResponderExcluir
  6. CARLOS VIEIRA - BRASÍLIA/DF24 de outubro de 2019 às 10:25

    Que texto maravilhoso! Há tanto tempo você escreveu isso e hoje, dia 24 de outubro de 2019, em Brasília-DF, tive o privilégio de ler. Obrigado e que o Senhor continue te abençoando ricamente. Parabéns !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Crédito do Amor

A reeducação continua...

REEDUCAÇÃO MENTAL